quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O poder da musica.


Todos sabemos que a musica tem o poder de nos fazer lembrar de coisas ja perdidas no tempo( as vezes isso é bem ruim) mas oque alguns nao sabem é que esse efeito sobre nossos pensamentos tem um explicaçao cientifica.
Desde o ventre da sua mãe, já convive com sons e ritmos distintos, como o pulsar do coração, a respiração, e todos os demais sons externos ao seu corpo. Toda essa influência sonoro-rítmica atua diretamente, mesmo que de forma imperceptível, na reação que determinadas músicas podem gerar no estado emocional e físico de alguém.
A muica hoje é usada como terapia, para a cura de infermidades como: distúrbios neurológicos, Síndrome de Down, deficiências físicas e auditivas, autismo, esquizofrenia, depressão e câncer. A musicoterapia tem um incrivel poder, com ela pessoas se lembram de outras, se sentem mais animadas, e ate mesmo recuperam movimentos de musculos atrofiados.
 Essa forma de terapia foi concretizada em 1944 com a criaçao do curso universitario de musicoterapia nos estados unidos, porem de bem antes na grecia antiga surgiu seus primeiros estudos. O intuito dessa terapia é alcançar o lugar mais profundo e inexplorado do nosso cerebro, fazendo com que ele se recorde de coisas ja perdidas por meio de uma leve lembrança sonora. Nesse ano foi lançado um documentario falando sobre esse respectivo assunto “Alive Inside“, que mostra como a musica pode ser usada para tratamento de pacientes idosos com perca de memoria e alzheimer.
O poder musical sem duvida é incrivel, tudo tem seu risco, a musica traz sentimentos bons mas tambem pode trazer os ruins, mas isso nao influencia na sua importancia para a sociedade atual principalmente com o auto indice de stress em que vivemos, cada vez mais propensos a depressao e outras doenças neurais. Vamos entao colocar aquela musica que nos alegra no ultimo volume e curtir o momento de relaxamento, deixe que venham as boas recordaçoes, e curta a melodia ;)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário